Necessidade de continuar aprendendo sobre as novas tecnologias da educação
Nós vivemos um presente, que às vezes não soubemos delimitar num dia, uma hora ou aquele momento. A tecnologia progride numa velocidade cada vez maior, substituindo o trabalho do homem, e isto sabemos que acontece e continuará acontecendo. Não podemos impedir que isto aconteça também na área da educação.A evolução da ciência, e com ela a tecnologia que é parte integrante, torna o ser humano mais consciente, descobrindo o por que de muitas coisas, mesmo colocando em risco, às vezes, o próprio homem. O educador sempre sentiu a necessidade de se atualizar, não somente no campo de seu conhecimento, como também na sua função pedagógica. Os métodos de ensino tradicionais são aqueles consolidados com o tempo, que dominam nas instituições de ensino. Ainda persiste, com muitos professores, o método onde o professor fala, o aluno escuta; o professor dita, o aluno escreve; o professor manda, o aluno obedece. A maioria, porém, já é mais maleável: o professor fala, o aluno discute; o professor discursa, o aluno toma nota; o professor pede, o aluno pondera. Popularizou-se muito, nas instituições, o uso da tecnologia. Aliás, até o quadro e o giz se modernizou: hoje já é muito comum a lousa branca com o pincel especial cancelável. A tecnologia muda os meios de comunicação de massa e, paralelamente, os meios de ensino, não somente dentro da sala de aula. Está mudando inclusive a própria sala de aula, com a introdução do ensino a distância, por exemplo. Primeiro foram os correios tradicionais que incentivaram o ensino em domicílio, por correspondência. As aulas particulares já não precisavam mais da presença do professor. Depois veio o rádio: o professor fala com você sem estar ao seu lado fisicamente, não importa onde você esteja, desde que esteja com um rádio ligado. Os discos de vinil e as fita “K-7” fizeram o seu tempo, até o aparecimento dos Cds, contemporaneamente com a televisão e o vídeo, facilitando ainda mais o ensino a distância: som e imagem ao seu dispor. Agora temos a internet, com uma variedade quase infinita de possibilidades. O correio ainda continua presente: enviando fitas e discos, de áudio, imagens e multimídia, além das apostilas. A internet aos poucos está cada vez mais confiável. Talvez o diploma já é possível imprimir na impressora, diretamente da rede, mas quem assina?
Porém, colocando os pés no chão, quem está usufruindo tanta tecnologia?
O conhecimento não tem fronteira, foi sempre globalizado, não tendo, a princípio, propriedade de ninguém.
Porém as escolas ainda não estão conseguindo acompanhar o processo evolutivo.
O que se vê hoje na área de tecnologia da educação, é quase que exclusivamente a tentativa de automatizar o ensino. Pensar a tecnologia educacional apenas nesses termos é admitir que o ensino escolar é a forma mais eficaz de promover a educação e que só resta torná-lo mais eficiente.
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