quinta-feira, 2 de junho de 2011

Atividade 1.2-Necessidade de continuar aprendendo sobre as novas tecnologias

 
Necessidade de continuar aprendendo sobre as novas tecnologias da educação
Nós vivemos um presente, que às vezes não soubemos delimitar num dia, uma hora ou aquele momento.  A tecnologia progride numa velocidade cada vez maior, substituindo o trabalho do homem, e isto sabemos que acontece e continuará acontecendo. Não podemos impedir que isto aconteça também na área da educação.A evolução da ciência, e com ela a tecnologia que é parte integrante, torna o ser humano mais consciente, descobrindo o por que de muitas coisas, mesmo colocando em risco, às vezes, o próprio homem. O educador sempre sentiu a necessidade de se atualizar, não somente no campo de seu conhecimento, como também na sua função pedagógica.  Os métodos de ensino tradicionais  são aqueles consolidados com o tempo, que dominam nas instituições de ensino.  Ainda persiste, com muitos professores, o método onde o professor fala, o aluno escuta; o professor dita, o aluno escreve; o professor manda, o aluno obedece.  A maioria, porém, já é mais maleável: o professor fala, o aluno discute; o professor discursa, o aluno toma nota; o professor pede, o aluno pondera. Popularizou-se muito, nas instituições, o uso da tecnologia. Aliás, até o quadro e o giz se modernizou: hoje já é muito comum a lousa branca com o pincel especial cancelável. A tecnologia  muda os meios de comunicação de massa e, paralelamente, os meios de ensino, não somente dentro da sala de aula. Está mudando inclusive a própria sala de aula, com a introdução do ensino a distância, por exemplo. Primeiro foram os correios tradicionais que incentivaram  o ensino em domicílio, por correspondência. As aulas particulares já não precisavam mais da presença do professor. Depois veio o rádio: o professor fala com você sem estar ao seu lado fisicamente, não importa onde você esteja, desde que esteja com um rádio ligado. Os discos de vinil e as fita “K-7” fizeram o seu tempo, até o aparecimento dos Cds, contemporaneamente com a televisão e o vídeo, facilitando ainda mais o ensino a distância: som e imagem   ao seu dispor. Agora temos a internet, com uma variedade quase infinita de possibilidades. O correio ainda continua presente: enviando fitas e discos, de áudio, imagens e multimídia, além das apostilas. A internet aos poucos está cada vez mais confiável. Talvez  o diploma já é possível imprimir na impressora, diretamente da rede, mas quem assina?
Porém, colocando os pés no chão, quem está usufruindo tanta tecnologia? 
  O conhecimento não tem fronteira, foi sempre globalizado, não tendo, a princípio, propriedade de ninguém.
            Porém as escolas ainda não estão conseguindo acompanhar  o processo evolutivo.
            O que se vê hoje na área de tecnologia da educação, é quase que exclusivamente  a tentativa de automatizar o ensino. Pensar a tecnologia educacional apenas nesses termos é admitir que o ensino escolar é a forma mais eficaz de promover a educação e que só resta torná-lo  mais eficiente.

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